Revitalização de Guarda Roupas

Você já teve a sensação de não ter nada para vestir ainda que seu armário estivesse cheio? Ou que mesmo com uma variedade interessante de peças acaba vestindo sempre as mesmas? Tem dificuldade de coordenar diferentes cores, formas e texturas?

Sabia que o primeiro passo para solucionar todas essas questões está na Revitalização do seu guarda-roupas?! Pois é. E aqui vou lhe mostrar como.

No dicionário informal, REVITALIZAR quer dizer "revigorar, dar nova vida, reviver" e é isso que faremos no seu guarda-roupas começando AGORA! 

1- TRIAGEM

Primeiro, comece em um dia que você tenha tempo e disposição, pois começar e deixar a bagunça sem terminar pode gerar frustração e bagunça. Segundo, traga todas as suas peças para um só cômodo, assim você terá noção de tudo que tem. Terceiro, não esqueça de beber água! :)

Nesse momento é importante provar a maior parte das suas peças, principalmente aquelas que você não veste com frequência. Ao experimentá-las vale se questionar:

  • Isso me serve?

  • Me veste bem?

  • Como me sinto ao vestir essa peça?

  • Quão versátil é essa peça? Quantas combinações consigo fazer?

  • Precisa de reparos?

 

São as respostas a estas perguntas que guiarão para onde essa peça deve ir e cada destino terá uma pilha, como essas sugeridas:

  • em ótimo uso

  • doação,

  • lavanderia - lavagem especial ou lavagem em casa?

  • conserto - como barra, pequenos ajustes, tintura, etc.

  • Conforto Emocional - aquelas que não conseguimos desapegar por estarem vinculadas a alguma lembrança, se for esse o caso, pensaremos como guardar essas peças.

É importante que só fique o que faz sentido, o que veste bem e dialoga com sua rotina e estilo para que tudo tenha uso. Um armário amontoado tira nossa visão e a contrário do que muitos pensam, acaba reduzindo o poder criativo, não vemos e nem interagimos com tudo que temos e usamos sempre as mesmas combinações! Todo acumulo gera confusão.

extra: o que pode ajudar a decidir se a peça fica é se perguntar “eu a compraria novamente?” Se sim, a roupa vale estar no armário! Caso a resposta seja contrário, vale se questionar porque ela ainda está aqui.

2- HIGIENIZAÇÃO

Antes de colocarmos as peças de volta em seu lugar, é necessário que uma HIGIENIZAÇÃO seja feita no espaço e cabides. Eu costumo fazer essa higienização inicialmente com um pano seco para tirar a poeira, em seguida limpo todo o armário com um pano úmido de uma solução que faço em casa mesmo e vou lhe ensinar como fazer também.

anota aí:

200ml de Álcool + 3 folhas de louro + 5 cravos.

mistura e deixa apurar por alguns dias longe da luz.

Essa solução ajudar na redução do mofo e traças.

Ah! É importante deixar ventilar até secar antes de colocar as peças de volta em seus lugares, tá?

3- ORGANIZAÇÃO:

  • categorize: definir o local de cada categoria de peças, por exemplo, roupa de cama, roupa de trabalho, de praia, de ginástica etc, para isso leve em consideração o volume de peças dessa categoria que você tem ou pretende ter em um futuro próximo, sua necessidade e frequência de uso, pois é preciso facilitar o acesso ao que é muito usado. Guarde as peças de uma mesma categoria juntas.

  • necessidades especiais: atender aos cuidados especiais que algumas peças pedem, como por exemplo os tricôs não devem ser pendurados. O mesmo vale para certos acessórios que precisam de armazenamento especial como bolsas, os chapéus e cintos que podem ficar amassados e deformados se não forem guardados de acordo.

  • ordenação: a ordem das peças pode ser guiada pelas categorias separadas anteriormente e por estilo, cor ou ocasião de uso. Por exemplo, todas as blusas de alças juntas, seguidas pelo bloco das blusas de manga curta e o bloco das de manga longa, isso facilita encontrar as peças por modelo.

    Outra opção é fazer essa separação por blocos de cor. Eu gosto de separar por cor e estilo no meu armário, faço um pouco dos dois, faço uma ordem de cor para cada bloco de modelo, pois dentro da classificação de modelo tenho visualização de uma ordem de cor também.

extra: para a recolocação das peças, indico cabide iguais para maior unidade visual e clareza, posicionados no mesmo sentido, assim como as peças deve ser ordenadas também em uma mesma direção.

Agora é a sua vez de por mão na massa ou melhor na arrumação!

em caso de dúvidas ou partilhas, me escreve aqui ou no @tarlisbelem .